quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Circuito das Frutas

O Solar da Francesa, muito bem localizado, é uma deliciosa proposta de hospedagem.

Confira alguns roteiros turísticos e a distância  que estamos de cada um.


O Circuito das Frutas é um pólo turístico que reúne dez municípios (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) formando um roteiro gastronômico e cultural bem dinâmico. A região é uma importante produtora de produtos agrícolas, especialmente frutas, destinadas ao comércio no Estado e para a exportação. Destacam-se a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.

A gastronomia regional é de grande riqueza, fruto das tradições e das várias correntes étnicas que se instalaram na região ao longo dos séculos. O turista pode desfrutar de comida da fazenda, cantinas italianas, restaurantes de nível internacional, comida japonesa, chinesa, mexicana, alemã. Todos os gostos numa mesma região, onde ainda destaca-se o belíssimo artesanato local e sucedem-se, durante todo o ano, inúmeras festas tradicionais.

Ou seja, essa região é para quem gosta da "cultura da roça", degustação de vinhos, comer frutas no pomar, passeios rurais tranquilos e, o mais importante, provar a boa comida do interior paulista.

Conheça, a seguir, algumas cidades dessa região.

Indaiatuba

Conhecida como a "Cidade do Sol", Indaiatuba caracteriza-se pela produção de uvas e acerola orgânica.

O bairro da Helvetia, que reúne a comunidade suíça, constitui-se em uma atração à parte em especial pela sua famosa Festa da Tradição, realizada anualmente. Indaiatuba realiza ainda a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba que reúne pratos típicos, muita música e dança no coração da cidade.

A cidade ainda conta com um importante roteiro histórico, com um acervo arquitetônico bem preservado, e espaços de cultura, como o Centro Cultural Estação Indaiatuba. Além de abrigar a locomotiva número 1 que pertenceu à antiga Estrada de Ferro Ituana, também é sede do Museu Ferroviário, que reúne peças do acervo histórico da ferrovia paulista. 

Itupeva

Produtora de uvas, morangos e pêssegos, Itupeva, cujo nome provém do tupi-guarani, “cascata pequena” é marcada por sua extensa área rural e pela produção de mel, cachaça e pela simpatia dos moradores desta pequena cidade.

A cidade destaca-se ainda por suas colinas pelas belas estradas rurais que possui. Realiza a Festa da Uva anualmente. 

Jarinu

A bucólica Jarinu, encravada entre vales e montanhas, rodeada por uma natureza intocada e um dos melhores climas do mundo, é um cenário perfeito para se desfrutar de momentos de muita diversão, lazer e sossego. Os atrativos turísticos incluem pesqueiros, compras de artesanato, sítios, alambiques, adegas e a famosa estátua do Cristo. 

Jundiaí

Localizada entre as cidades de São Paulo e Campinas, Jundiaí fica a 49 quilômetros da capital através do complexo Anhanguera-Bandeirantes. É uma cidade de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), com 0,857 - acima da média do Estado, que é de 0,814 (dados de 2000).

A cidade tem como um dos principais atrativos turísticos os seus parques municipais: Parque da Cidade (às margens da represa, conta com extensa área verde e equipamentos para a prática de esportes), Parque do Trabalhador (voltada para família, com quiosques e churrasqueiras) e Jardim Botânico (conta com trilhas, cachoeiras e jardins temáticos). Além desses, o mais conhecido é o Parque Comendador Antônio Carbonari, mais conhecido com o Parque da Uva, por abrigar as tradicionais festas da fruta. Inaugurado em 1.953, abriga também a concorrida Festa do Morango de Jundiaí, além de diversos eventos artísticos, comerciais e religiosos.

Outros destaques do turismo de Jundiaí são as adegas (se tornou comum os passeios para degustação de queijo e vinho), sítios, fazendas, feiras de artesanato e a Serra do Japi. 

Valinhos

Valinhos é conhecida como a capital brasileira do figo roxo. Por isso, a Festa do Figo e da Goiaba (outra cultura que disputa o ranking de maior produção da cidade) se tornou muito tradicional.

A idéia de Monsenhor Bruno Nardini de ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos quando a Festa do Figo era ainda uma quermesse continua sendo hoje um dos atrativos que levam os agricultores da cidade a expor seus produtos durante o evento. Saborosas e de qualidade, as mais variadas frutas plantadas no próprio município são uma vitrine da rica agricultura de Valinhos. 
Vinhedo

A História diz que em aproximadamente em 1620, época do ciclo do ouro, surgiu um pequeno povoado na Estrada da Boiada. A chamada rota dos bandeirantes e também dos tropeiros, que transportavam gado e produtos acabou desenhando o desenvolvimento do país.

Essa cidade é conhecida, entre outras coisas, por sua tradicional Festa da Uva que ocorre há mais de meio século. A primeira festa ocorrida em Vinhedo foi em 1948, mas antes era bastante comum a celebração da colheira da uva com muita música tradicional e degustação de frutas. 

Fonte: Biblioteca Virtual Gov SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário