quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Polo Turístico do Circuito das Frutas



AdegaNo Estado mais rico e desenvolvido do país, o sotaque caipira sobreviveu. Esse estilo de vida “da roça”, em que as comidas são degustadas à beira do fogão de lenha, ainda pode ser encontrado em Jundiaí. Basta visitar as fazendas localizadas nos entornos da cidade e conversar com os produtores rurais para notar que os traços caipiras estão lá.

Então, nada mais justo do que a cidade investir no turismo rural. E a prefeitura tem feito isso, em parceria com a associação de produtores de frutas. Durante o passeio, os visitantes colhem frutas diretas do pé e experimentam a comida com sabor de antigamente. Foram todas essas possibilidades que apontaram à constituição do Pólo Turístico do Circuito das Frutas, um consórcio intermunicipal que engloba, além de Jundiaí, as cidades vizinhas de Atibaia Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Mais do que vizinhos, o conjunto destes dez municípios, com população superior a 1 milhão de habitantes e área de 2.318 Km², tem uma identidade comum, onde se destaca a importância da fruticultura e a disponibilidade de infra-estrutura turística apta a receber os visitantes. Além disso, a proximidade do maior centro consumidor do país e a posição estratégica de corredor econômico com o interior do Estado privilegia a região com excelente malha viária, com destaque para as rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

Passeios turísticos, roteiros especiais, cavalgadas, caminhadas em meio às paisagens rurais e às plantações. Sempre com muita história para contar, por meio de fazendas, casarões, adegas, museus, monumentos... tudo retratando a importância da imigração, do ciclo do café, da uva e das frutas, da ferrovia desbravando fronteiras.

Entre uma propriedade e outra, o visitante vai se deparar com tradicionais adegas de vinho artesanal, produção de compotas, geleias e licores com frutas da época, além de inúmeros alambiques produzindo as mais saborosas cachaças.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário